O Dia do Orgulho LGBTQIA+: A origem e o significado

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é mundialmente celebrado no dia 28/06. Próximo desse dia acontecem as paradas LGBT por todo o mundo.

A origem do Dia do Orgulho

Essa data ficou marcada porque em 1969, um grupo de policiais fez uma batida para coagir e repreender pessoas por “condutas imorais”. A ação policial aconteceu em Nova York, no bairro de East Village, no famoso bar Stonewall Inn. Ele era frequentado por Gays, Lésbicas, Trans e simpatizantes que naquela noite resolveram reagir. Mas a perseguição ao grupo durou ainda mais duas noites. 

Apesar do nome “revolta” a data é o marco do início da luta por mudanças e direitos e se tornou um marco positivo de esperança e liberdade. A data conhecida ao redor de todo o mundo é chamada de Orgulho, porque é o antônimo de vergonha. 

A sigla LGBTQIA+

Inicialmente a sigla era conhecida como GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais e trans). Porém incorporando a luta feminista e a busca por igualdade de gêneros, a letra L passa a preceder a G e a sigla se torna LGBT. Além dessas, outras letras passam a ser incorporadas a fim de acolher e dar visibilidade para novas identidades. As letras mais recentes foram Q (queer), I (intersexo), A (assexual) e o + para representar outras expressões e simpatizantes.

Por fim, você pode encontrar a sigla de diferentes formas, mas todas elas servem para representar formas legítimas de sexpressão. A bandeira em arco-íris é o principal símbolo da comunidade LGBTQIA+. Algumas cores já entraram e saíram e outras bandeiras passaram a fazer parte de cada grupo específico.

O significado de cada cor

Cada uma das cores presentes na bandeira tem um significado:

-Vermelho: Vida

– Laranja: Saúde

-Amarelo: Luz do Sol

-Verde: Natureza

-Azul: Serenidade/Harmonia

-Roxo: Espírito

Embora não seja comumente vista, a cor rosa representa a sexualidade e precede a cor vermelha. 

Nesta data, acontecem formas de promover visibilidade e reconhecimento a esta população e a diversidade sexual. Alguns monumentos importantes ao redor de todo o mundo ficam coloridos e algumas marcas (como a nossa) mudam seu logo com as cores da bandeira. Esta é uma (das) formas de validar e homenagear a história e o movimento LGBTQIA+. 

Nós da E na Hora H, validamos e reconhecemos a importância desse dia, por isso sempre falamos e reforçamos: Você é livre para usar seus brinquedos eróticos com quem e como quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar em nosso site, você concorda com nossa política de privacidade.